quinta-feira, 2 de agosto de 2012

LEITURA, REFLEXÃO E DISCUSSÃO SOBRE MÍDIA-EDUCAÇÃO


Dentro de todo o texto, Silvio ressalta a importância das mídias nas instituições sociais. Segundo Silvio, “as tecnologias de informação e comunicação mudaram nossas vidas, e por isso cada vez mais pessoas têm passado a se preocupar em mudar a vida das mídias”, para nós é uma questão de avançar, ir à diante, prosseguir ruma a uma tecnologia que nos poupe tempo e dinheiro, mas, para que aja toda esta evolução se faz necessário obter um grau de conhecimento das mídias.
No texto Mídia-Educação no contexto escolar, Silvio nas suas pesquisas fala que muitos brasileiros gastam seu tempo usando o computador ou assistindo TV e que o habito de ler está ficando cada vez mais esquecido. Sendo assim, podemos perceber que dentro do ambiente escolar é assim, a maioria das crianças, jovens e até adultos não costumam ler e, deste modo, a educação vai tornando-se uma tarefa difícil. E como usar a mídia em favor da educação? Com a inserção das mídias nas escolas atualmente, o alunado se motiva a aprender, mas, há um agravante dentro desta modernização escolar, a falta de capacitação de profissionais da área. Percebemos que progredimos muito na era digital, mas, existem lacunas a serem preenchidas. Para isso, existem cursos de capacitação, mas há outro agravante, os próprios capacitados se recusam a utilizar as mídias; a culpa não está nas mídias e nem nos cursos e, sim, nas pessoas que se negam a usá-las.
Atualmente, vivemos em uma sociedade digitalizada e, este novo panorama veem interferindo tanto na vida pessoal e social das pessoas. Neste sentido a educação tem que se inserir neste universo de possibilidades também, isso quer dizer, não só em equipamentos, como também, vivenciar e se apropriar das tecnologias que existem hoje e as que estão por vim, pois, as mídias tende a se evoluir a cada segundo e quem não se atualizar não irá acompanhar toda a evolução midiática que está se consolidado.    

terça-feira, 31 de julho de 2012

Navegando por vídeos e outras mídias


 

De todos os vídeos que vimos e analisamos 05 (cinco) nos chamou atenção, pois, faz uma ligação muito interessante sobre o que estamos aprendendo no e-proinfo II que é educação e mídias digitais. Fazendo um resumo dos vídeos o 1º fala sobre as modificações do sistema de informações via rádio e, como esta mudança foi importante para a evolução tecnológica, o 2º mostra como podemos usar as mídias a favor da educação e como as tecnologias inovam e deixam mais interessantes as aulas, o 3º é uma entrevista de Paulo Freire que por sua vez fala de educação e suas fontes de inspiração para promover uma educação transformadora, o 4º é um curta que mostra como a educação foi se transformando ao longo dos tempos no Brasil e, fala como está a situação da mesma até hoje e o 5º é um palestra de Mario Sergio Cortella sobre A mídia como corpo docente, que traz um novo olhar que devemos ter a respeitos de como utilizar estas mídias. Esperamos que gostem dos vídeos que escolhemos, pois, foram de grande valia para nós.
Videos:
O Rádio e As Novas Mídias

Mídia e Educação - O Uso das Mídias na Sala de Aula.avi

Educação e Transformação – Paulo Freire

TemporadaFora – Mini historia da educação no Brasil

Mário Sérgio Cortella - A Mídia Como Corpo Docente


quinta-feira, 5 de julho de 2012

3.4 - Relato


O Projeto Água fonte de vida, devemos preservar foi desenvolvido nas salas do pré I e II, com crianças de 4 a 5 anos. No primeiro momento os alunos sentaram em circulo para uma breve explicação do trabalho que seria realizado, em seguida, para melhor assimilação do projeto, resolvemos colocar a música de Guilherme Arantes “Terra, planeta água”, onde foi feita a leitura da letra da música e depois cantada. Num outro momento realizamos uma roda de leitura, na qual foi lida a história: “Era uma vez um rio feliz” que relata a vida de um rio que estava quase morrendo por falta de cuidados do ser humano, e que só é salvo graças a ajudo de todos que não queriam que o rio morresse. Nesta atividade queríamos conscientizar os alunos de que os rios, mares, lagos e oceanos são muito importantes para a vida do planeta que devemos protegê-lo e preserva-lo para o bem de todos. No ultimo momento foram mostrados mini filmes com o tema do projeto, todos ficaram concentrados e atentos, pois os filmes eram de animações muito interessantes. Para finalizar o projeto foi construído dois cartazes um com um rio limpo e bonito e, o outro um rio sujo e mau cuidado. Todos adoram participar do projeto.

Slide do Projeto










sexta-feira, 15 de junho de 2012

Ativ 3.3 - Plano de aula



TEMA: Água fonte de vida

CONTEÚDO: Ciência

PÚBLICO ALVO: Pré I e II

DURAÇÃO: 5 aulas

OBJETIVOS:
·         Mostrar a diversas utilidades da água;
·         Conscientizar os alunos da importância da água para nossa vida;
·         Listar formas de como preservar a água.

AVALIAÇÃO: Os alunos serão avaliados durante todo o processo de execução das atividades e da produção do texto até a conclusão final de cada um, como também, em participação, interesse, oralidade, criatividade.


A EXECUÇÃO DA ATIVIDADE


Será realizada em 3 momentos distribuídas em 5 aulas com 4 horas aulas cada dia, sendo executada desta forma:
momento: Será realizada a leitura da música: "Terra, planeta água" de Guilherme Arantes e, em seguida, a execução da mesma. Depois será explicado de onde vem a água e pra que serve, como também, a sua importância.

 momento: Será realizada a leitura da história “Era uma vez um rio feliz” no intuito de despertar nas crianças o que acontece quando não usamos corretamente a água. Em seguida, eles terão que ilustrar a história.

momento: Em outra aula haverá uma exibição de mini filmes mostrando a utilização da água, onde encontramos água, como a água é importante, como as pessoas prejudicam os rios, lagos, mares. Em sala de aula os alunos irão montar dois cartazes; um representando a água limpa e o outro uma água suja. Usar embalagens, latas, tinta guache, cola, cartolina.

quinta-feira, 7 de junho de 2012

Desenvolvimento do Projeto


3.2 - Desenvolvimento de projeto de trabalho em sala de aula. Nível de intervenção na prática.


                         




PROJETO: Água fonte de vida, devemos preservar.

O desenvolvimento do projeto em sala de aula se dará de forma dinâmica. Por se tratar de crianças, os recursos a serem utilizados para realização das atividades iniciará com uma conversa informal, para sabermos o nível de conhecimento que os alunos têm sobre o assunto e, em seguida, explicaremos a proposta e a relevância do projeto. Depois serão realizadas dinâmicas, dramatizações, utilização de vídeos extraídos da internet sobre o tema, músicas, DVD’S, entre outras atividades que venham enriquecer o projeto e que levem os alunos a perceber a importância da água na nossa vida e na vida de todos.

terça-feira, 1 de maio de 2012

História: Menina Bonita do Laço de Fita







MENINA BONITA DO LAÇO DE FITA
(Ana Maria Machado)
Era uma vez uma menina linda, linda.
Os olhos pareciam duas azeitonas pretas brilhantes, os cabelos enroladinhos e bem negros.
A pele era escura e lustrosa, que nem o pelo da pantera negra na chuva.
Ainda por cima, a mãe gostava de fazer trancinhas no cabelo dela e enfeitar com laços de fita coloridas.
Ela ficava parecendo uma princesa das terras da África, ou uma fada do Reino do Luar.
E, havia um coelho bem branquinho, com olhos vermelhos e focinho nervoso sempre tremelicando. O coelho achava a menina a pessoa mais linda que ele tinha visto na vida.
E pensava:
- Ah, quando eu casar quero ter uma filha pretinha e linda que nem ela...
Por isso, um dia ele foi até a casa da menina e perguntou:
- Menina bonita do laço de fita, qual é o teu segredo para ser tão pretinha?
A menina não sabia, mas inventou:­
- Ah deve ser porque eu caí na tinta preta quando era pequenina...
O coelho saiu dali, procurou uma lata de tinta preta e tomou banho nela.
Ficou bem negro, todo contente. Mas aí veio uma chuva e lavou todo aquele pretume, ele ficou branco outra vez.
Então ele voltou lá na casa da menina e perguntou outra vez:
- Menina bonita do laço de fita, qual é o seu segredo para ser tão pretinha?
A menina não sabia, mas inventou:
- Ah, deve ser porque eu tomei muito café quando era pequenina.
O coelho saiu d ali e tomou tanto café que perdeu o sono e passou a noite toda fazendo xixi.
Mas não ficou nada preto.
- Menina bonita do laço de fita, qual o teu segredo para ser tão pretinha?
A menina não sabia, mas inventou:­
- Ah, deve ser porque eu comi muita jabuticaba quando era pequenina.
O coelho saiu dali e se empanturrou de jabuticaba até ficar pesadão, sem conseguir sair do lugar. O máximo que conseguiu foi fazer muito cocozinho preto e redondo feito jabuticaba. Mas não ficou nada preto.
Então ele voltou lá na casa da menina e perguntou outra vez:
- Menina bonita do laço de fita, qual é teu segredo pra ser tão pretinha?
A menina não sabia e... Já ia inventando outra coisa, uma história de feijoada, quando a mãe dela que era uma mulata linda e risonha, resolveu se meter e disse:
- Artes de uma avó preta que ela tinha...
Aí o coelho, que era bobinho, mas nem tanto, viu que a mãe da menina devia estar mesmo dizendo a verdade, porque a gente se parece sempre é com os pais, os tios, os avós e até
com os parentes tortos. E se ele queria ter uma filha pretinha e linda que nem a menina, tinha era que procurar uma coelha preta para casar.
Não precisou procurar muito. Logo encontrou uma coelhinha escura como a noite, que achava aquele coelho branco uma graça.
Foram namorando, casando e tiveram uma ninhada de filhotes, que coelho quando desanda a ter filhote não para mais! Tinha coelhos de todas as cores: branco, branco malhado de preto, preto malhado de branco e até uma coelha bem pretinha.
Já se sabe, afilhada da tal menina bonita que morava na casa ao lado.
E quando a coelhinha saía de laço colorido no pescoço sempre encontrava alguém que perguntava:
- Coelha bonita do laço de fita, qual é o teu segredo para ser tão pretinha?
E ela respondia: - Conselhos da mãe da minha madrinha... 
Texto disponível em:

REGISTRO DIGITAL DA EXPERIÊNCIA


REGISTRO DIGITAL DA EXPERIÊNCIA
EQUIPE: Auricleia Nascimento e Luciana Maria Lucena
Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Padre Dehon
Período de execução: de 30 de Abril à 14 de Maio

ATIVIDADE

TEMA: LINGUAGEM ORAL E ESCRITA: PRODUÇÃO TEXTUAL COM HIPERTEXTO

CONTEÚDOS: LÍNGUA PORTUGUESA

PÚBLICO-ALVO: ENSINO FUNDAMENTAL – 7° ANO

DURAÇÃO: 10 AULAS (2 HORAS POR DIA)

PRÉ-REQUISITOS: Ter criatividade em produzir seu hipertexto, não perdendo o foco do assunto abordado e trabalhar de forma interativa e coletiva.

OBJETIVOS:
*Desenvolver o gosto pela leitura
*Criar historia ou conto que sejam no formato de hipertexto
*Diferenciar textos de hipertextos
*Organizar e registrar informações consultadas da internet sobre hipertexto

AVALIAÇÃO: Os alunos serão avaliados durante todo o processo de execução das atividades e da produção do texto até a conclusão final de cada um, como também, em participação, interesse, oralidade, criatividade, criação de pagina pessoal com hipertexto e links.

A EXECUÇÃO DA ATIVIDADE

Será realizada em 7 etapas distribuídas em 10 aulas com 2 horas aulas cada dia, sendo executada desta forma:

1ª etapa: Será realizada a leitura da história Menina bonita do laço de fita de Ana Maria Machado, após a contação, será aberto um espaço para aos alunos comentar o que acharam da historia, quais os personagens e que tipo de (historia) texto é esse.  Explicar o que é um conto, suas estruturas e características.

2ª etapa: Levar os alunos à biblioteca para realizar a leitura de alguns contos. Durante a leitura deverá registrar a bibliografia, resumo e fazer um comentário pessoal.  

3ª etapa: Em outra aula estudar a estrutura que todo texto deve ter, coerências, e as diferenças entre o falar e o escrever. Na sala de informática pesquisar os tipos de estrutura textual que existe. Acessar a internet no site de pesquisa Google.

 4ª etapa: Em sala de aula fazer o reconto do texto lido de acordo com os critérios estudados sobre a produção de texto.

 5ª etapa: No laboratório de informática, o aluno aprenderá a criar uma história no formato de hipertexto, links através de observações e pesquisas em outros hipertextos.

6ª etapa: Montagem do próprio hipertexto no laboratório de informática, por meio de um roteiro estabelecido, que deverá constar: Resumo do conto lido, Biografia do autor e Bibliografia.

7ª  etapa: Após montagem dos hipertextos, será criado um blog da turma, onde os alunos irão postá-lo no blog todos os hipertextos.  Logo após, irão ler os hipertextos dos colegas para se autoavaliarem e ver as correções necessárias. Depois do texto totalmente pronto, cada aluno deverá ler e comentar o hipertexto que mais gostou.

RELATO DA EXPERIÊNCIA DA EXECUÇÃO DA ATIVIDADE PLANEJADA:
  
Os alunos serão avaliados durante todo o processo de execução das atividades e da produção do texto até a conclusão final de cada um. Como também em participação, interesse, oralidade, criatividade do hipertexto e links.  O professor poderá fazer alguns questionamentos para avaliar seu trabalho e dos alunos:
       Os alunos conseguiram alcançar os objetivos? Houve dificuldades na criação do hipertexto? Se houve quais foram? O que poderá ser melhorado?
       Houve cooperação entre os alunos? Os alunos se interessaram por essa ferramenta? Participaram ativamente ou ficaram dispersos?

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Síntese do curso proinfo

Desde o momento que iniciei o curso tive a convicção que não seria fácil faze-lo, mas, no meu intimo sabia que seria de fundamental importância para minha profissão, como também, para a universidade, pois estaria em contato com novas formas de fazer educação a partir das TICs. No primeira parte do proinfo, com professor João Bosco, aprende o básico do uso do computador, abrindo meus horizontes a cerca da máquina e o quanto ela pode se tornar um recurso que facilita o processo ensino-aprendizagem (sabendo ser direcionada para este fim). Atualmente, estou fazendo a segunda parte do proinfo e estou gostando muito, pois a professora Madalena nos leva a refletir este novo modelo de fazer educação através das TICs e o quanto ela é importante para que a relação professor-aluno se torne mais dinâmica, pois os alunos de hoje já são nativos digitais e não querem mais utilizar só livros como fonte de aquisição de conhecimento, já que o computador lhes oferece o tempo tudo informações bem mais rápidas e atualizadas. Espero progredir muito com o curso e futuramente ser uma professora totalmente informatizada e usar isso a meu favor para que meus alunos (nativos digitais) saibam usar as TICs em função de seu crescimento pessoal e profissional. Afinal, estamos em uma sociedade totalmente digitalizada.