terça-feira, 1 de maio de 2012

História: Menina Bonita do Laço de Fita







MENINA BONITA DO LAÇO DE FITA
(Ana Maria Machado)
Era uma vez uma menina linda, linda.
Os olhos pareciam duas azeitonas pretas brilhantes, os cabelos enroladinhos e bem negros.
A pele era escura e lustrosa, que nem o pelo da pantera negra na chuva.
Ainda por cima, a mãe gostava de fazer trancinhas no cabelo dela e enfeitar com laços de fita coloridas.
Ela ficava parecendo uma princesa das terras da África, ou uma fada do Reino do Luar.
E, havia um coelho bem branquinho, com olhos vermelhos e focinho nervoso sempre tremelicando. O coelho achava a menina a pessoa mais linda que ele tinha visto na vida.
E pensava:
- Ah, quando eu casar quero ter uma filha pretinha e linda que nem ela...
Por isso, um dia ele foi até a casa da menina e perguntou:
- Menina bonita do laço de fita, qual é o teu segredo para ser tão pretinha?
A menina não sabia, mas inventou:­
- Ah deve ser porque eu caí na tinta preta quando era pequenina...
O coelho saiu dali, procurou uma lata de tinta preta e tomou banho nela.
Ficou bem negro, todo contente. Mas aí veio uma chuva e lavou todo aquele pretume, ele ficou branco outra vez.
Então ele voltou lá na casa da menina e perguntou outra vez:
- Menina bonita do laço de fita, qual é o seu segredo para ser tão pretinha?
A menina não sabia, mas inventou:
- Ah, deve ser porque eu tomei muito café quando era pequenina.
O coelho saiu d ali e tomou tanto café que perdeu o sono e passou a noite toda fazendo xixi.
Mas não ficou nada preto.
- Menina bonita do laço de fita, qual o teu segredo para ser tão pretinha?
A menina não sabia, mas inventou:­
- Ah, deve ser porque eu comi muita jabuticaba quando era pequenina.
O coelho saiu dali e se empanturrou de jabuticaba até ficar pesadão, sem conseguir sair do lugar. O máximo que conseguiu foi fazer muito cocozinho preto e redondo feito jabuticaba. Mas não ficou nada preto.
Então ele voltou lá na casa da menina e perguntou outra vez:
- Menina bonita do laço de fita, qual é teu segredo pra ser tão pretinha?
A menina não sabia e... Já ia inventando outra coisa, uma história de feijoada, quando a mãe dela que era uma mulata linda e risonha, resolveu se meter e disse:
- Artes de uma avó preta que ela tinha...
Aí o coelho, que era bobinho, mas nem tanto, viu que a mãe da menina devia estar mesmo dizendo a verdade, porque a gente se parece sempre é com os pais, os tios, os avós e até
com os parentes tortos. E se ele queria ter uma filha pretinha e linda que nem a menina, tinha era que procurar uma coelha preta para casar.
Não precisou procurar muito. Logo encontrou uma coelhinha escura como a noite, que achava aquele coelho branco uma graça.
Foram namorando, casando e tiveram uma ninhada de filhotes, que coelho quando desanda a ter filhote não para mais! Tinha coelhos de todas as cores: branco, branco malhado de preto, preto malhado de branco e até uma coelha bem pretinha.
Já se sabe, afilhada da tal menina bonita que morava na casa ao lado.
E quando a coelhinha saía de laço colorido no pescoço sempre encontrava alguém que perguntava:
- Coelha bonita do laço de fita, qual é o teu segredo para ser tão pretinha?
E ela respondia: - Conselhos da mãe da minha madrinha... 
Texto disponível em:

REGISTRO DIGITAL DA EXPERIÊNCIA


REGISTRO DIGITAL DA EXPERIÊNCIA
EQUIPE: Auricleia Nascimento e Luciana Maria Lucena
Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Padre Dehon
Período de execução: de 30 de Abril à 14 de Maio

ATIVIDADE

TEMA: LINGUAGEM ORAL E ESCRITA: PRODUÇÃO TEXTUAL COM HIPERTEXTO

CONTEÚDOS: LÍNGUA PORTUGUESA

PÚBLICO-ALVO: ENSINO FUNDAMENTAL – 7° ANO

DURAÇÃO: 10 AULAS (2 HORAS POR DIA)

PRÉ-REQUISITOS: Ter criatividade em produzir seu hipertexto, não perdendo o foco do assunto abordado e trabalhar de forma interativa e coletiva.

OBJETIVOS:
*Desenvolver o gosto pela leitura
*Criar historia ou conto que sejam no formato de hipertexto
*Diferenciar textos de hipertextos
*Organizar e registrar informações consultadas da internet sobre hipertexto

AVALIAÇÃO: Os alunos serão avaliados durante todo o processo de execução das atividades e da produção do texto até a conclusão final de cada um, como também, em participação, interesse, oralidade, criatividade, criação de pagina pessoal com hipertexto e links.

A EXECUÇÃO DA ATIVIDADE

Será realizada em 7 etapas distribuídas em 10 aulas com 2 horas aulas cada dia, sendo executada desta forma:

1ª etapa: Será realizada a leitura da história Menina bonita do laço de fita de Ana Maria Machado, após a contação, será aberto um espaço para aos alunos comentar o que acharam da historia, quais os personagens e que tipo de (historia) texto é esse.  Explicar o que é um conto, suas estruturas e características.

2ª etapa: Levar os alunos à biblioteca para realizar a leitura de alguns contos. Durante a leitura deverá registrar a bibliografia, resumo e fazer um comentário pessoal.  

3ª etapa: Em outra aula estudar a estrutura que todo texto deve ter, coerências, e as diferenças entre o falar e o escrever. Na sala de informática pesquisar os tipos de estrutura textual que existe. Acessar a internet no site de pesquisa Google.

 4ª etapa: Em sala de aula fazer o reconto do texto lido de acordo com os critérios estudados sobre a produção de texto.

 5ª etapa: No laboratório de informática, o aluno aprenderá a criar uma história no formato de hipertexto, links através de observações e pesquisas em outros hipertextos.

6ª etapa: Montagem do próprio hipertexto no laboratório de informática, por meio de um roteiro estabelecido, que deverá constar: Resumo do conto lido, Biografia do autor e Bibliografia.

7ª  etapa: Após montagem dos hipertextos, será criado um blog da turma, onde os alunos irão postá-lo no blog todos os hipertextos.  Logo após, irão ler os hipertextos dos colegas para se autoavaliarem e ver as correções necessárias. Depois do texto totalmente pronto, cada aluno deverá ler e comentar o hipertexto que mais gostou.

RELATO DA EXPERIÊNCIA DA EXECUÇÃO DA ATIVIDADE PLANEJADA:
  
Os alunos serão avaliados durante todo o processo de execução das atividades e da produção do texto até a conclusão final de cada um. Como também em participação, interesse, oralidade, criatividade do hipertexto e links.  O professor poderá fazer alguns questionamentos para avaliar seu trabalho e dos alunos:
       Os alunos conseguiram alcançar os objetivos? Houve dificuldades na criação do hipertexto? Se houve quais foram? O que poderá ser melhorado?
       Houve cooperação entre os alunos? Os alunos se interessaram por essa ferramenta? Participaram ativamente ou ficaram dispersos?