MENINA BONITA DO LAÇO DE FITA
(Ana Maria Machado)
Era uma vez uma menina linda, linda.
Os olhos pareciam duas azeitonas pretas brilhantes, os cabelos
enroladinhos e bem negros.
A pele era escura e lustrosa, que nem o pelo da pantera negra na
chuva.
Ainda por cima, a mãe gostava de fazer trancinhas no cabelo dela
e enfeitar com laços de fita coloridas.
Ela ficava parecendo uma princesa das terras da África, ou uma
fada do Reino do Luar.
E, havia um coelho bem branquinho, com olhos vermelhos e focinho
nervoso sempre tremelicando. O coelho achava a menina a pessoa mais linda que
ele tinha visto na vida.
E pensava:
- Ah, quando eu casar quero ter uma filha pretinha e linda que
nem ela...
Por isso, um dia ele foi até a casa da menina e perguntou:
- Menina bonita do laço de fita, qual é o teu segredo para ser
tão pretinha?
A menina não sabia, mas inventou:
- Ah deve ser porque eu caí na tinta preta quando era
pequenina...
O coelho saiu dali, procurou uma lata de tinta preta e tomou
banho nela.
Ficou bem negro, todo contente. Mas aí veio uma chuva e lavou
todo aquele pretume, ele ficou branco outra vez.
Então ele voltou lá na casa da menina e perguntou outra vez:
- Menina bonita do laço de fita, qual é o seu segredo para ser
tão pretinha?
A menina não sabia, mas inventou:
- Ah, deve ser porque eu tomei muito café quando era pequenina.
O coelho saiu d ali e tomou tanto café que perdeu o sono e
passou a noite toda fazendo xixi.
Mas não ficou nada preto.
- Menina bonita do laço de fita, qual o teu segredo para ser tão
pretinha?
A menina não sabia, mas inventou:
- Ah, deve ser porque eu comi muita jabuticaba quando era
pequenina.
O coelho saiu dali e se empanturrou de jabuticaba até ficar
pesadão, sem conseguir sair do lugar. O máximo que conseguiu foi fazer muito
cocozinho preto e redondo feito jabuticaba. Mas não ficou nada preto.
Então ele voltou lá na casa da menina e perguntou outra vez:
- Menina bonita do laço de fita, qual é teu segredo pra ser tão
pretinha?
A menina não sabia e... Já ia inventando outra coisa, uma
história de feijoada, quando a mãe dela que era uma mulata linda e risonha,
resolveu se meter e disse:
- Artes de uma avó preta que ela tinha...
Aí o coelho, que era bobinho, mas nem tanto, viu que a mãe da
menina devia estar mesmo dizendo a verdade, porque a gente se parece sempre é
com os pais, os tios, os avós e até
com os parentes tortos. E se ele queria ter uma filha pretinha e
linda que nem a menina, tinha era que procurar uma coelha preta para casar.
Não precisou procurar muito. Logo encontrou uma coelhinha escura
como a noite, que achava aquele coelho branco uma graça.
Foram namorando, casando e tiveram uma ninhada de filhotes, que
coelho quando desanda a ter filhote não para mais! Tinha coelhos de todas as
cores: branco, branco malhado de preto, preto malhado de branco e até uma
coelha bem pretinha.
Já se sabe, afilhada da tal menina bonita que morava na casa ao
lado.
E quando a coelhinha saía de laço colorido no pescoço sempre
encontrava alguém que perguntava:
- Coelha bonita do laço de fita, qual é o teu segredo para ser
tão pretinha?
E ela respondia: - Conselhos da mãe da minha madrinha...
Texto disponível em:
Auricléia, está tudo muito bom. Madalena.
ResponderExcluir