terça-feira, 31 de julho de 2012

Navegando por vídeos e outras mídias


 

De todos os vídeos que vimos e analisamos 05 (cinco) nos chamou atenção, pois, faz uma ligação muito interessante sobre o que estamos aprendendo no e-proinfo II que é educação e mídias digitais. Fazendo um resumo dos vídeos o 1º fala sobre as modificações do sistema de informações via rádio e, como esta mudança foi importante para a evolução tecnológica, o 2º mostra como podemos usar as mídias a favor da educação e como as tecnologias inovam e deixam mais interessantes as aulas, o 3º é uma entrevista de Paulo Freire que por sua vez fala de educação e suas fontes de inspiração para promover uma educação transformadora, o 4º é um curta que mostra como a educação foi se transformando ao longo dos tempos no Brasil e, fala como está a situação da mesma até hoje e o 5º é um palestra de Mario Sergio Cortella sobre A mídia como corpo docente, que traz um novo olhar que devemos ter a respeitos de como utilizar estas mídias. Esperamos que gostem dos vídeos que escolhemos, pois, foram de grande valia para nós.
Videos:
O Rádio e As Novas Mídias

Mídia e Educação - O Uso das Mídias na Sala de Aula.avi

Educação e Transformação – Paulo Freire

TemporadaFora – Mini historia da educação no Brasil

Mário Sérgio Cortella - A Mídia Como Corpo Docente


quinta-feira, 5 de julho de 2012

3.4 - Relato


O Projeto Água fonte de vida, devemos preservar foi desenvolvido nas salas do pré I e II, com crianças de 4 a 5 anos. No primeiro momento os alunos sentaram em circulo para uma breve explicação do trabalho que seria realizado, em seguida, para melhor assimilação do projeto, resolvemos colocar a música de Guilherme Arantes “Terra, planeta água”, onde foi feita a leitura da letra da música e depois cantada. Num outro momento realizamos uma roda de leitura, na qual foi lida a história: “Era uma vez um rio feliz” que relata a vida de um rio que estava quase morrendo por falta de cuidados do ser humano, e que só é salvo graças a ajudo de todos que não queriam que o rio morresse. Nesta atividade queríamos conscientizar os alunos de que os rios, mares, lagos e oceanos são muito importantes para a vida do planeta que devemos protegê-lo e preserva-lo para o bem de todos. No ultimo momento foram mostrados mini filmes com o tema do projeto, todos ficaram concentrados e atentos, pois os filmes eram de animações muito interessantes. Para finalizar o projeto foi construído dois cartazes um com um rio limpo e bonito e, o outro um rio sujo e mau cuidado. Todos adoram participar do projeto.

Slide do Projeto