terça-feira, 1 de maio de 2012

REGISTRO DIGITAL DA EXPERIÊNCIA


REGISTRO DIGITAL DA EXPERIÊNCIA
EQUIPE: Auricleia Nascimento e Luciana Maria Lucena
Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Padre Dehon
Período de execução: de 30 de Abril à 14 de Maio

ATIVIDADE

TEMA: LINGUAGEM ORAL E ESCRITA: PRODUÇÃO TEXTUAL COM HIPERTEXTO

CONTEÚDOS: LÍNGUA PORTUGUESA

PÚBLICO-ALVO: ENSINO FUNDAMENTAL – 7° ANO

DURAÇÃO: 10 AULAS (2 HORAS POR DIA)

PRÉ-REQUISITOS: Ter criatividade em produzir seu hipertexto, não perdendo o foco do assunto abordado e trabalhar de forma interativa e coletiva.

OBJETIVOS:
*Desenvolver o gosto pela leitura
*Criar historia ou conto que sejam no formato de hipertexto
*Diferenciar textos de hipertextos
*Organizar e registrar informações consultadas da internet sobre hipertexto

AVALIAÇÃO: Os alunos serão avaliados durante todo o processo de execução das atividades e da produção do texto até a conclusão final de cada um, como também, em participação, interesse, oralidade, criatividade, criação de pagina pessoal com hipertexto e links.

A EXECUÇÃO DA ATIVIDADE

Será realizada em 7 etapas distribuídas em 10 aulas com 2 horas aulas cada dia, sendo executada desta forma:

1ª etapa: Será realizada a leitura da história Menina bonita do laço de fita de Ana Maria Machado, após a contação, será aberto um espaço para aos alunos comentar o que acharam da historia, quais os personagens e que tipo de (historia) texto é esse.  Explicar o que é um conto, suas estruturas e características.

2ª etapa: Levar os alunos à biblioteca para realizar a leitura de alguns contos. Durante a leitura deverá registrar a bibliografia, resumo e fazer um comentário pessoal.  

3ª etapa: Em outra aula estudar a estrutura que todo texto deve ter, coerências, e as diferenças entre o falar e o escrever. Na sala de informática pesquisar os tipos de estrutura textual que existe. Acessar a internet no site de pesquisa Google.

 4ª etapa: Em sala de aula fazer o reconto do texto lido de acordo com os critérios estudados sobre a produção de texto.

 5ª etapa: No laboratório de informática, o aluno aprenderá a criar uma história no formato de hipertexto, links através de observações e pesquisas em outros hipertextos.

6ª etapa: Montagem do próprio hipertexto no laboratório de informática, por meio de um roteiro estabelecido, que deverá constar: Resumo do conto lido, Biografia do autor e Bibliografia.

7ª  etapa: Após montagem dos hipertextos, será criado um blog da turma, onde os alunos irão postá-lo no blog todos os hipertextos.  Logo após, irão ler os hipertextos dos colegas para se autoavaliarem e ver as correções necessárias. Depois do texto totalmente pronto, cada aluno deverá ler e comentar o hipertexto que mais gostou.

RELATO DA EXPERIÊNCIA DA EXECUÇÃO DA ATIVIDADE PLANEJADA:
  
Os alunos serão avaliados durante todo o processo de execução das atividades e da produção do texto até a conclusão final de cada um. Como também em participação, interesse, oralidade, criatividade do hipertexto e links.  O professor poderá fazer alguns questionamentos para avaliar seu trabalho e dos alunos:
       Os alunos conseguiram alcançar os objetivos? Houve dificuldades na criação do hipertexto? Se houve quais foram? O que poderá ser melhorado?
       Houve cooperação entre os alunos? Os alunos se interessaram por essa ferramenta? Participaram ativamente ou ficaram dispersos?

Um comentário: