REGISTRO
DIGITAL DA EXPERIÊNCIA
EQUIPE: Auricleia Nascimento e Luciana Maria Lucena
Escola Estadual de Ensino Fundamental e
Médio Padre Dehon
Período de execução: de 30 de Abril à 14
de Maio
ATIVIDADE
TEMA:
LINGUAGEM ORAL E
ESCRITA: PRODUÇÃO TEXTUAL COM HIPERTEXTO
CONTEÚDOS:
LÍNGUA
PORTUGUESA
PÚBLICO-ALVO:
ENSINO
FUNDAMENTAL – 7° ANO
DURAÇÃO:
10 AULAS (2
HORAS POR DIA)
PRÉ-REQUISITOS:
Ter criatividade
em produzir seu hipertexto, não perdendo o foco do assunto abordado e trabalhar
de forma interativa e coletiva.
OBJETIVOS:
*Desenvolver
o gosto pela leitura
*Criar
historia ou conto que sejam no formato de hipertexto
*Diferenciar
textos de hipertextos
*Organizar
e registrar informações consultadas da internet sobre hipertexto
AVALIAÇÃO:
Os alunos serão
avaliados durante todo o processo de execução das atividades e da produção do
texto até a conclusão final de cada um, como também, em participação,
interesse, oralidade, criatividade, criação de pagina pessoal com hipertexto e
links.
A EXECUÇÃO
DA ATIVIDADE
Será realizada em 7 etapas distribuídas em 10 aulas com 2 horas aulas cada dia,
sendo executada desta forma:
1ª
etapa: Será
realizada a leitura da história Menina bonita do laço de fita de Ana
Maria Machado, após a contação, será aberto um espaço para aos
alunos comentar o que acharam da historia, quais os personagens e que tipo
de (historia) texto é esse. Explicar o que é um conto, suas
estruturas e características.
2ª
etapa: Levar
os alunos à biblioteca para realizar a leitura de alguns contos. Durante a
leitura deverá registrar a bibliografia, resumo e fazer um comentário pessoal.
3ª
etapa: Em
outra aula estudar a estrutura que todo texto deve ter, coerências, e
as diferenças entre o falar e o escrever. Na sala de informática pesquisar
os tipos de estrutura textual que existe. Acessar a internet no site de
pesquisa Google.
4ª
etapa: Em sala
de aula fazer o reconto do texto lido de acordo com os critérios estudados
sobre a produção de texto.
5ª
etapa: No laboratório de informática, o aluno aprenderá a criar uma
história no formato de hipertexto, links através de observações e pesquisas em
outros hipertextos.
6ª
etapa: Montagem
do próprio hipertexto no laboratório de informática, por meio de um roteiro
estabelecido, que deverá constar: Resumo do conto lido, Biografia do autor e
Bibliografia.
7ª etapa: Após montagem dos hipertextos, será criado um blog
da turma, onde os alunos irão postá-lo no blog todos os hipertextos. Logo após, irão ler os hipertextos dos
colegas para se autoavaliarem e ver as correções necessárias. Depois do texto
totalmente pronto, cada aluno deverá ler e comentar o hipertexto que mais
gostou.
RELATO
DA EXPERIÊNCIA DA EXECUÇÃO DA ATIVIDADE PLANEJADA:
Os
alunos serão avaliados durante todo o processo de execução das atividades e da
produção do texto até a conclusão final de cada um. Como também em
participação, interesse, oralidade, criatividade do hipertexto e links. O
professor poderá fazer alguns questionamentos para avaliar seu trabalho e dos
alunos:
•
Os
alunos conseguiram alcançar os objetivos? Houve dificuldades na criação do
hipertexto? Se houve quais foram? O que poderá ser melhorado?
•
Houve
cooperação entre os alunos? Os alunos se interessaram por essa ferramenta? Participaram
ativamente ou ficaram dispersos?
Auricléia e Luciana, está muito bom - parabéns! Madalena.
ResponderExcluir